DIRF: Fim da Obrigatoriedade em 2024!

Foi publicada a INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2.096, DE 18 DE JULHO DE 2022, que alterou a IN RFB 2.043/2021, que institui a EFD-Reinf, inserindo informações faltantes e alterando obrigações importantes.

A principal alteração diz respeito à Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) que deixará de ser exigida em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2024. Por conta disso, teremos envio da DIRF em 2023, sobre os fatos ocorridos em 2022.

A DIRF terminará no dia 1º de janeiro de 2024 e dará lugar definitivamente a EFD- Reinf por causa da entrada de um novo leiaute mais completo. Ou seja, já a partir da competência março de 2023, as informações que eram declaradas na DIRF começarão a ser prestadas na EFD-Reinf.

CONTABILIDADE GERENCIAL: O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO?

A contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como custos, análises das demonstrações financeiras, e contabilidade, que podem ser combinadas fornecendo informações valiosas e auxiliando no processo de tomada de decisão.

Tem a função de fazer planejamento, visando alcançar um controle eficaz. O objetivo é controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial, permitindo que a administração tenha conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.

A importância da contabilidade gerencial é garantir que os rumos da empresa sejam decididos baseados em dados fornecidos pela contabilidade de custos e financeira.

A utilização desta ferramenta traz sucesso para as organizações e reduz o risco de falência. Certamente, as empresas que utilizam essa ferramenta contábil podem ter mais vantagens competitivas em relação à concorrência.

A contabilidade gerencial possibilita o gerenciamento correto das informações, visualizando-as como uma peça administrativa e uma ferramenta de ajuda ao administrador da empresa. É como se fosse um termômetro que mede e trata a saúde geral de uma organização.